GREat realiza a 7ª edição do WTDG

O Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas - GREat realiza a 7ª edição do WTDG (Workshop de Teses e Dissertações do GREat) - Fase 2, que será realizada de 25/10/2016 a 01/11/2016.

Nesse Workshop, serão apresentadas as defesas de Proposta de Dissertação de alunos do Mestrado 2015 do MDCC, ligados ao GREat.

As apresentações ocorrerão no auditório do GREat, no bloco 942-A.

Contamos com a sua presença!

 

Programação:

Data e hora: 25/10/2016, às 14:30hs
Título: Ferramenta de Apoio Prático ao Ensino de Computação Ubíqua.
Aluna: Maria Joelma Pereira Peixoto

Banca:
Windson Viana de Carvalho (Orientador)
Fernando Antonio Mota Trinta
Maria de Fátima Costa de Souza
Wellington Wagner Ferreira Sarmento
Paulo Artur de Sousa Duarte

Resumo: O termo Computação Ubíqua surgiu no final da década de 80, onde Mark Weiser, cientista da XEROX PARC, imaginava um futuro onde a tecnologia estaria tão inserida no cotidiano das pessoas que estas não se dariam conta do aparato utilizado. A computação, então, estaria embarcada nos mais diversos dispositivos. Esses conceitos passaram a ser estudados em diversas universidades, em cursos relacionados a Ciências da Computação, que procuravam desenvolver o estudo para tecnologias ubíquas. No entanto, umas das maiores dificuldades no ensino de Computação Ubíqua é a prática do conhecimento teórico adquirido. Em virtude disso, este trabalho se propõe a desenvolver uma ferramenta que possa auxiliar as aulas práticas de professores que ministrem disciplinas com conceitos de Computação Ubíqua, pois as ferramentas já existentes não conseguem suprir, em sua totalidade, as necessidades específicas dos conteúdos trabalhados.

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Data e hora: 26/10/2016, às 10hs
Título: Modelagem e Desenvolvimento de Jogos Móveis Baseados em Localização
Aluna: Cristiane Mayara de Souza Ferreira

Banca:
Windson Viana de Carvalho (Orientador)
Fernando Antonio Mota Trinta (Coorientador)
Lincoln Souza Rocha
José Gilvan Rodrigues Maia

Resumo: Um Jogo Pervasivo se baseia numa combinação de interfaces híbridas que envolvem o dispositivo móvel, redes sem fio, sistemas de posicionamento e tecnologias de sensoriamento de contexto. Os Jogos Móveis Baseados em Localização (JMBL) são uma subclasse dos jogos pervasivos. São aqueles que fazem uso de tecnologias de localização e que agregam a posição de seus jogadores nas regras do jogo. Essa pesquisa visa à proposta de um modelo que permita representar de forma intuitiva JMBLs e as mídias utilizadas nas mecânicas desses jogos, com suporte para aspectos temporais, assim como para relações espaciais. Além disso, mecanismos de checagem da geração de JMBLs deverão ser concebidos e incorporados a ferramenta LAGarTO.

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Data e hora: 26/10/2016, às 10hs
Título: Avaliação de Desempenho de Comunicações M2M Assistidas por Redes Celulares LTE-Advanced
Aluno: Renato Caminha Juaçaba Neto

Banca:
Emanuel Bezerra Rodrigues (Orientador)
Carina Teixeira de Oliveira (Coorientadora)
Danielo Gonçalves Gomes
Miguel Franklin de Castro

Resumo: A área de Internet of Things (IoT) possui diversas subáreas de estudo sendo pesquisadas e desenvolvidas para habilitar esse cenário de aplicações em 2020. Neste trabalho discutiremos problemas e desafios da área de Machine to Machine (M2M) auxiliadas por redes celulares LTE-A com suporte ao padrão NB-IoT e que possuem o objetivo de prover conectividade a cenários com dezenas de milhares de dispositivos heterogêneos por célula. Esperamos facilitar que a próxima geração de redes celulares esteja melhor capaz de dar suporte a esse nicho de aplicações autônomas. Planejamos a execução de simulações para adquirir um melhor entendimento do comportamento desse padrão e validar a capacidade do mesmo de cumprir os requisitos prometidos. A partir dessa analise esperamos desenvolver uma nova métrica de escalonamento de recursos que seja capaz de melhor dividi-los entre dispositivos convencionais e dispositivos NB-IoT, respeitando parâmetros de QoS.

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Data e hora: 27/10/2016, às 10hs
Título: Descoberta e Descrição de Objetos Inteligentes em um Cenário de Internet das Coisas.
Aluno: Felipe Mota Barreto

Banca:
Windson Viana de Carvalho (Orientador)
Rossana Maria de Castro Andrade (Coorientadora)
Atslands Rego da Rocha
Márcio Espíndola Freire Maia
Emanuel Bezerra Rodrigues

Resumo: Na visão de Internet das Coisas, objetos inteligentes estão interconectados de modo a permitir a interação com as mais variadas aplicações, tendo o smartphone como uma grande fonte destas. O número de objetos inteligentes aumentou drasticamente ao longo dos últimos anos, criando assim a necessidade de mecanismos de seleção para os serviços de descoberta, tais mecanismos podem ser alcançados por meio de um modelo de descrição com suporte a meta-informações contextuais. Essa pré-proposta visa propor um novo modelo de descoberta de coisas levando em consideração aspectos contextuais e semânticos. A pré-proposta apresenta um estudo sobre Internet das Coisas, contemplando visões e desafios. Uma análise das diversas formas de representação da descrição de objetos inteligentes, bem como de várias infraestruturas de descoberta de dispositivos é também apresentada.

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Data e hora: 31/10/2016, às 10hs
Título:  Uma Extensão do Mecanismo de Tratamento de Exceção da Plataforma Android com Suporte Explícito à Propagação de Exceções entre Componentes.
Aluno: Vladymir de Lima Bezerra

Banca:
Fernando Antonio Mota Trinta (Orientador)
Lincoln Souza Rocha (Coorientador)
Windson Viana de Carvalho
João Bosco Ferreira Filho

Resumo: O mecanismo de tratamento de exceção do Java permite criar aplicações mais seguras e robustas. A plataforma Android adota o mecanismo de tratamento de exceção do Java como forma de lidar com situações de excepcionalidade. Entretanto, o modelo de comunicação da plataforma impõe barreiras à propagação de exceções entre os componentes que compõem uma aplicação Android. Isso se deve ao fato da arquitetura do Android ser baseada em componentes fracamente acoplados que, diferente do modelo interação requisição/resposta, utiliza um estilo reativo de interação baseado no envio/notificação de mensagens. A utilização desse modelo de interação para a propagação de exceções gera um entrelaçamento e espalhamento de código de tratamento de exceção por diversos módulos, além de incentivar a utilização de más práticas de programação para o tratamento de exceções (e.g., utilização de códigos de retorno para identificação de erros). Desse modo, existe uma necessidade de investigar novas formas de lidar com a propagação de exceções no Android de tal forma que a modularidade e natureza desacoplada do modelo de interação do Android sejam contempladas e as más práticas de programação sejam desencorajadas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor e desenvolver uma extensão modular para o mecanismo de tratamento de exceção do Android que provenha suporte explícito à propagação de exceções entre componentes em um ambiente fracamente acoplado.

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Data e hora: 31/10/2016, às 17:30hs
Título: Uma Proposta de Extensão de um Middleware de Aquisição de Contexto para Suporte a Crowdsensing com Privacidade
Aluno: Francisco Anderson de Almada Gomes

Banca:
Fernando Antonio Mota Trinta (Orientador)
Lincoln Souza Rocha (Coorientador)
Windson Viana de Carvalho

Resumo: Dispositivos móveis dotados de sensores tornaram-se comuns no dia a dia das pessoas. As aplicações executadas nesses dispositivos acessam cada vez mais informações contextuais do ambiente, do sistema e do usuário para se adaptar de acordo ou oferecer serviços relevantes. Essas aplicações são conhecidas como sensíveis ao contexto. Uma parte dessas aplicações utilizam o compartilhamento dessas informações contextuais, onde surge o conceito de aplicações crowdsensing, em que as informações de vários usuários podem mensurar um fenômeno de interesse comum. Muitas infraestruturas foram propostas para facilitar o desenvolvimento das aplicações sensíveis ao contexto. Apesar disso, muitas não suportam o armazenamento de um grande volume de dados gerado pelos usuários, pois os dispositivos móveis ainda são computacionalmente limitados e também não são construídas levando em consideração a privacidade das informações contextuais, o que pode acarretar divulgação pública de informações contextuais do usuário sem a sua devida anuência. Diante desses problemas, este trabalho propõe a extensão de um middleware que provê suporte ao desenvolvimento de aplicações móveis e sensíveis ao contexto, a fim de permitir o armazenamento de um grande volume de dados, bem como a privacidade desses dados, utilizando o poder computacional da nuvem.

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Data e hora: 01/11/2016, às 17:30hs
Título: Mobile CloudComputing: Desafios de Pesquisa.
Aluno: Gabriel Brito dos Santos

Banca:
Fernando Antonio Mota Trinta (Orientador)
Lincoln Souza Rocha
Windson Viana de Carvalho

Resumo: A popularização dos dispositivos e aplicações móveis tem mudado a forma como a sociedade interage com serviços e recursos de TI. Ao mesmo que se tornam populares, as aplicações tornam-se mais complexas, quer seja por utilizar um número cada vez maior de sensores do dispositivo, ou manipular mais dados heterogêneos e complexos. Apesar das melhorias no hardware e software dos dispositivos móveis nos últimos anos, estes ainda não são adequados para realizar certos tipos de processamento, principalmente se for levado em conta a necessidade de poupar o consumo de energia, de modo a aumentar sua autonomia de funcionamento. Uma abordagem que vem sendo bastante utilizada para lidar com esta questão é a Mobile CloudComputing (MCC). Esta abordagem tem como pilares a computação móvel, as redes sem fio e a computação em nuvem para delegar o processamento de certas tarefas e armazenamentos de dados a servidores remotos, em um processo conhecido como offloading. Este trabalho apresenta um resumo sobre o conceito de offloading e seus principais desafios de pesquisa.