Defesa de Proposta de Tese: Henrique Sérgio Lima Pequeno

Título: Digital Class: Um Modelo para a Criação de Cursos no Paradigma de Ensino Híbrido.

Data: 22/08/2017 Horário: 09h Local: Sala de Seminários do Bloco 952 - Campus do Pici

Resumo:

A popularização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) tem suscitado sua utilização em ambientes educacionais como escolas e universidades. No entanto, o emprego isolado de tecnologias, sem metodologia adequada, não tem garantido um efetivo ganho do aluno em termos de aprendizagem. Na última década, um campo de investigação tem ganho destaque na reflexão da questão do uso de tecnologias no contexto educacional: o Ensino Híbrido (Blended Learning). O Ensino Híbrido implica na associação de tecnologias às experiências de ensino presencial e virtual, promovendo um novo cenário que seja disruptivo ao modelo clássico de educação. A mudança paradigmática possibilitada por uma experiência real de ensino híbrido deve modificar o formato de sala de aula, transcendendo o escopo de atuação espacial e temporal. Diversos modelos de ensino híbrido têm sido estabelecidos pela comunidade acadêmica mundial, sem ainda o estabelecimento de um padrão. Neste sentido, a presente tese apresenta o novo modelo conceitual, denominado Digital Class, voltado à criação de cursos no paradigma de ensino híbrido. O Modelo define seis dimensões que objetivam promover, verdadeiramente, um comportamento reformista frente ao ensino tradicional. Dentre as dimensões estabelecidas, destacam-se a personalização de atendimento e a predição de desempenho do aluno. Foram utilizadas técnicas de sistemas de recomendação para atuar tanto na oferta de objetos educacionais, como na predição de desempenho. Este modelo foi validado em duas etapas. A primeira culminou com o desenvolvimento de uma arquitetura computacional que implementa os conceitos definidos pelo Modelo Digital Class. A segunda consistiu na utilização da arquitetura por uma disciplina de Física, pertencente à dois cursos de uma Escola Pública Profissionalizante do Estado do Ceará. Os resultados obtidos dos experimentos de validação do Modelo Digital Class, para todas as suas dimensões, foram positivos e norteadores para o aprimoramento dos conceitos do Modelo e melhoramentos na Arquitetura.

 

Banca:

  • Prof. Dr. Miguel Franklin de Castro (MDCC/UFC - Orientador)
  • Prof. Dr. José Gilvan Rodrigues Maia (UFC - Coorientador)
  • Prof. Dr. Gabriel Antoine Louis Paillard (UFC)
  • Prof. Dr. Ernesto Trajano de Lima (UFC)