Defesa de Dissertação: Antonio Nilo de Araújo Neto

 

Título: Avaliando a Estrutura do Currículo do Ensino Superior Utilizando Aprendizado de Máquina

Data: 28/11/2018 Horário: 15:30h Local: Sala de Seminários – Bloco 952

Resumo:

A estrutura curricular de um curso de graduação é um assunto de extrema importância para a educação do ensino superior, pois é ela quem define não apenas o conteúdo programático que os alunos verão no curso, como também a ordem cronológica na qual os alunos verão esse conteúdo. Uma estrutura mal construída pode comprometer a formação do aluno, ou até mesmo produzir a evasão dos estudantes, um problema bastante frequente no ensino superior brasileiro. Essa estrutura tradicionalmente é construída a partir de critérios qualitativos, que são elaborados a partir do bom senso dos educadores responsáveis pela concepção do currículo, como sendo aquilo que eles creem como sendo necessário para a formação dos estudantes. Neste trabalho, utilizaremos o método de controle sintético, um modelo de regressão linear que pode fazer uso de conhecimento especialista, juntamente com os dados dos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará, para fornecer um ferramentário quantitativo para auxiliar na avaliação do desempenho dos alunos e da estrutura curricular a partir da relação entre as disciplinas do curso.

Banca:

  • Prof. Dr. João Paulo Pordeus Gomes (MDCC/UFC - Orientador)
  • Prof.ª Dr.ª Emanuele Marques dos Santos (MDCC/UFC - Coorientadora)
  • Prof. Dr. João Fernando Lima Alcântara (MDCC/UFC)
  • Prof. Dr. João Paulo do Vale Madeiro (UNILAB)