Defesa de Qualificação de Dissertação: Maria Elanne Mendes Rodrigues

Título: Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Engenharia de Software

Data: 18/11/2022

Horário: 15h00

Local: Videoconferência (https://meet.google.com/erd-wabi-ugx?hs=224)

 

Resumo:

Diversas metodologias ativas vem sendo estudadas e aplicadas no ensino de Engenharia de Software (ES) com o propósito de tornar as aulas mais dinâmicas e engajadoras. Dentre elas, destaca-se o uso da Sala de Aula Invertida (SAI), nessa abordagem o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial serve como um momento para tirar dúvidas ou aplicação prática dos conceitos estudados. Outra estratégia muito utilizada em contextos educacionais é a Gamificação, que faz o uso de elementos de jogos (narrativa, desafios, rankings, prêmios etc.) para promover um maior

engajamento dos estudantes. Como forma de contribuir com as iniciativas nessa área, este trabalho investiga como combinar a metodologia SAI com técnicas de Gamificação para o ensino de Engenharia de Software. O objetivo desse mestrado é ludificar o processo da aprendizagem de ES ao mesmo tempo em que promove o engajamento dos estudantes durante todas as fases da metodologia SAI. Um estudo de caso inicial foi conduzido na disciplina de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará no Campus de Russas.

Banca examinadora:

  • Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (MDCC/UFC - Orientador)
  • Profa. Dra. Anna Beatriz dos Santos Marques (UFC - Coorientadora)
  • Profa. Dra. Valéria Lelli Leitão Dantas (UFC)