Defesa de Dissertação: Rubens Anderson de Sousa Silva

Título: D-CreEA: DSML Para Criação de Jogos Analógicos Educacionais de Cartas

Data: 21/11/2022

Horário: 08h00

Local: Videoconferência

Resumo:

Os jogos educativos digitais e analógicos podem promover uma experiência lúdica de aprendizagem por meio da resolução de problemas relacionados à matéria de uma disciplina e colocar o aluno como principal ator no processo de aprendizagem. Além disso, na utilização de jogos educacionais analógicos, essa experiência proporciona uma discussão presencial sobre o assunto, com interação tátil e feedback rápido. No entanto, desenvolver um jogo educativo

não é trivial, porque exige, além de uma base científica, conhecimento em educação e experiência em design de jogos. Os conceitos de MDE, entre eles o de DSML, têm sido usados no desenvolvimento de jogos educacionais digitais para facilitar o processo de desenvolvimento de forma padronizada e

semiautomática. O objetivo deste trabalho foi então utilizar os conceitos de DSML para desenvolver uma plataforma WEB para a criação de jogos educativos analógicos de cartas, denominada D-CreEA Card Games. Para avaliar a D-CreEA, professores do curso de Ciência da Computação utilizaram a plataforma para desenvolver um jogo de cartas via manipulação de um jogo padrão, passando por todas as fases de desenvolvimento do mesmo. Esta avaliação revelou que a plataforma D-CreEA pode ser de fato útil para a criação de jogos analógicos, com todos os quesitos de qualidade assegurados em

um nível satisfatório, segundo os participantes da avaliação. A contribuição principal deste trabalho é auxiliar professores da área de Computação na construção de metodologias de aprendizagem lúdica através de jogos.

Banca examinadora:

  • Profa. Dra. Rossana Maria de Castro Andrade (MDCC/UFC - Orientadora)
  • Prof. Dr. Ismayle de Sousa Santos (UFC)
  • Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (UFC)
  • Prof. Dr. Victor Travassos Sarinho (UFES)