Debate: “Democracia em Risco? Caminhos para se manter atento e forte”
Data da publicação: 8 de outubro de 2025 Categoria: NotíciasO MDCC em parceria com a SBPC-CE promoverá um debate em alusão ao Dia de Luta pela Democracia Brasileira.
O debate ocorrerá na próxima sexta-feira, 10/10/2025, às 10h, na Sala de Seminários do Bloco 952. Antes do evento, por volta das 9:30h teremos um café de confraternização. Esperamos contar com a presença de todos e todas. Solicitamos também uma ampla divulgação do evento.
Contexto:
Há 37 anos, em 5 de outubro de 1988, o Congresso Nacional promulgou a Constituição Cidadã. Em 2023, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e outras entidades da sociedade civil escolheram a data como o Dia de Luta pela Democracia Brasileira, reconhecendo a Constituição como pilar da mesma.
Ulysses Guimarães afirmava: “A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa, ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da Pátria”. Defender a Constituição é defender a Democracia! Defender a Democracia é o único caminho para superar os problemas que afligem a nação.
A Secretaria Regional da SBPC-CE convida toda a comunidade científica do Ceará para fazer memória do Dia de Luta pela Democracia Brasileira por meio de um debate público com o tema “Democracia em Risco? Caminhos para se manter atento e forte”. Venha refletir conosco e construir os espaços para a defesa da jovem Democracia Brasileira.
Debate:
Democracia em Risco? Caminhos para se manter atento e forte
Sexta-feira, 10/10/2025, 10-12h
Sala de Seminários do Departamento de Computação da UFC
Campus do Pici, Bloco 952 (Anexo ao Bloco 910)
Realização: SBPC-CE
Debatedores:
Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor assistente G da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, língua e discurso, teorias linguísticas, gêneros textuais, língua e literatura, produção textual, transformação social. Presidente da Adufc na gestão 1998-2000. Primeira presidenta da sessão do Andes na Uece, o Sinduece. Durante sua pesquisa de Pós-Doutorado pela UFC, na área de Linguística, analisou a poética do discurso que trata da condição da mulher na sociedade. Atualmente é diretora da ADUFC Seção Sindical.
João Paulo Bandeira de Souza
Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012-2016). Professor do IFCE e Pesquisador do grupo CENTELHA – CENTRO DE ESTUDOS POLÍTICOS E SOCIAIS. Desenvolve pesquisas sobre interfaces, limites e fronteiras entre a literatura e as Ciências Sociais. Democracia, Ciberdemocracia e Cultura. História Política do Ceará. Ensino de Direitos Humanos e Ciência Política na Educação Básica.
Rafael dos Santos da Silva
Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professor da Universidade Federal do Ceará. Atua junto a movimentos sociais no enfrentamento a violência e a toda forma de pobreza, bem como na promoção da justiça social e dos direitos humanos. Atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos da UFC. É membro do Observatório de Políticas Públicas da UFC, do Grupo de Pesquisa sobre pobreza Josué de Castro na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – RJ e membro do conselho curador do IBASE – RJ. Membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Atualmente faz estágio pós-doutoral em sociologia na UFC, sob supervisão do Professor Cesar Barreira.