Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação

Área do conteúdo

Processo Seletivo

O programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação oferece os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado (stricto sensu). O Curso de Doutorado foi criado em 2005 e o Curso de Mestrado Acadêmico, no ano de 1995, ambos homologados pelo Conselho Nacional de Educação através da Portaria MEC 524, publicada no Diário Oficial da União de 30 de abril de 2008 – Parecer CES/CNE 33/ 2008 de 29 de abril de 2008. Em 2013, o MDCC obteve conceito 5 na avaliação trienal da CAPES referente aos anos de 2010 a 2012, nota mantida nas avaliações dos Quadriênios 2013-2016 e 2017-2020.

O processo seletivo para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado acontece anualmente. Os editais e o calendário de seleção são divulgados no mês de outubro e o processo, em geral, é concluído no mês de dezembro.

Podem concorrer ao curso de mestrado acadêmico alunos já graduados ou em etapa final de conclusão (último semestre). Para os candidatos ao curso de doutorado, é necessário o curso de mestrado concluído ou em fase de conclusão.

Apesar de não ser obrigatório para concorrer na seleção do MDCC, o POSCOMP é aconselhável para candidatos ao MDCC, principalmente para o programa de mestrado. O POSCOMP é um exame nacional da área de Computação que testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no país utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.

A seleção é baseada em critérios como desempenho acadêmico na graduação e no mestrado, atividades desempenhadas, publicações etc. Os critérios são estabelecidos nos editais de seleção.

O candidato ao Mestrado Acadêmico não precisa ter, no momento da inscrição, contato prévio com possível orientador no programa. Isso pode ser definido após o ingresso no curso. Para os candidatos ao Doutorado, é necessário ter estabelecido previamente um plano de trabalho, definindo-se uma área de atuação pretendida. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher pelo menos uma e até duas das sete sub-áreas de pesquisa (sub-linhas), sendo uma sub-área primária e outra (se houver), secundária.

Exibir: subpáginas.
Acessar Ir para o topo