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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação

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Defesa de Tese: Artur de Oliveira da Rocha Franco

Data da publicação: 18 de agosto de 2025 Categoria: Defesas de Tese, Notícias

Título: Adaptação Automática de Histórias para RPGs Não-Lineares: Uma Abordagem com Inteligência Artificial Generativa e Otimização Evolutiva

Data: 25/08/2025
Horário: 14h
Local: Online

 

Resumo:
Os Role-Playing Games (RPGs) são produtos de presença consistente nos mercados analógico e digital, exercendo uma grande influência na cultura no Brasil e no Mundo. RPGs são fortemente vinculados aos elementos narrativos da aventura construída ao longo das sessões de jogo, as quais são governadas por mecânicas derivadas a partir de representações de seu universo, enredo, personagens e demais elementos dessa aventura. Isso significa que a estrutura intrincada do deve ser tangível para os designers de jogos, servir à estrutura narrativa e permanecer viável dentro das restrições impostas por um sistema de RPGs. Assim como em outras produções artísticas, os jogos permitem revisitar e ressignificar obras clássicas de forma lúdica, seja como uma releitura dessas obras ou como referências a materiais familiares ao público dos jogos. Todavia, adaptar narrativas existentes à estrutura dos RPGs é uma tarefa desafiadora e demorada. Este trabalho tem como objetivo propor um novo método automático para: (1) geração de estruturas narrativas não-lineares a partir de uma gramática generativa de grafo estocástica, a qual define padrões reusáveis de desdobramento para aventuras de RPG; (2) ponderação da gramática generativa de grafo via otimização por Algoritmos Genéticos; (3) extração da estrutura narrativa a partir de textos de domínio público; e (4) adaptação dessa estrutura para modelos de aventuras interativas de RPG usando técnicas de Inteligência Artificial Generativa. Essa estrutura narrativa é armazenada em um grafo direcionado, o que permite lidar com qualidades estéticas da aventura, tais como sua duração, número de escolhas e quantidade de finais distintos. O método proposto utiliza Gramáticas de Grafo para gerar a estrutura do jogo, garantindo a coesão narrativa por meio do encadeamento de causas e consequências mediante as escolhas feitas pelo jogador. O processo é otimizado usando Algoritmos Genéticos para adaptar a gramática à criação de jogos baseados no conteúdo textual de obras literárias extraído de um texto base e adaptado para a aventura por meio de redes neurais generativas.

Banca examinadora:

  • Prof. Dr. Miguel Franklin de Castro (MDCC/UFC) – Orientador
  • Prof. Dr. José Gilvan Rodrigues Maia (UFC) – Coorientador
  • Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (MDCC/UFC)
  • Prof. Dr. Amauri Holanda de Souza Júnior (IFCE)
  • Prof. Dr. Carlos de Salles Soares Neto (UFMA)

 

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