Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Defesa de Qualificação de Doutorado: Lourival Gerardo da Silva Júnior

Data de publicação: 17 de junho de 2024. Categoria: Notícias, Qualificação de Doutorado

Título: Desafios e Tendências na Predição de Sepse

Data: 19/06/2024
Horário: 09h00
Local: Bloco 942-A GREat Lab

Resumo:

Esta qualificação é composta de três temas: Machine Learning, Registro Eletrônico de Saúde e Desafios e Tendências na Predição de Sepse. O tema principal é o artigo escrito com o título Desafios e Tendências na Predição de Sepse. Neste artigo foi feito um mapeamento sistemático da literatura, o qual é resumido a seguir. A sepse é uma das principais causas de mortes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e possui elevados custos para os sistemas de saúde em todo o mundo. Sendo assim, é importante descobrir quais os desafios e tendências sobre este tema para contribuir com pesquisas futuras. Este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) em que os artigos foram analisados dentro do intervalo de 2016 a 2020 com foco em predição de sepse. Os resultados mostraram, além de outras evidências, que a diversidade de modelos de predição de sepse encontrados revela uma clara necessidade de padronização nesta área.

Banca examinadora:

• Prof.ª Dr.ª Rossana Maria de Castro Andrade (MDCC/UFC – Orientadora)
  • Prof. Dr. Joaquim Celestino Júnior (UECE – Coorientador)
  • Prof.ª Dr.ª Valéria Lelli Leitão Dantas (MDCC/UFC)
  • Prof. Dr. Gustavo Augusto Lima de Campos (UECE)
  • Prof.ª Dr.ª Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas (UVA)