Profa. Ticianne Darin e aluna Nayana Carneiro compõem equipe finalista de competição internacional de design de jogos promovida pela ACM, na CHI Play
Data da publicação: 21 de julho de 2025 Categoria: Internacionalização, NotíciasUma equipe de estudantes coordenada pela Profa. Ticianne Darin, do MDCC, com a participação da aluna de doutorado do MDCC, Nayana Carneiro, e de alunos de graduação do curso de Sistemas e Mídias Digitais – SMD é finalista da competição internacional de design de jogos “Student Game Design Competition” promovida pela Association for Computing Machinery – ACM, no evento The Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play (CHI PLAY 2025). Esse é o principal simpósio internacional sobre a Interação Humano-Computador em jogos.
O projeto finalista, intitulado “The Good Dev: A Reflective Game to Provoke Behavior Change About Deceptive Patterns in Digital Games”, apresenta um jogo que busca conscientizar sobre práticas de design antiéticas. Ele aborda o uso de padrões enganosos (deceptive patterns), que podem contribuir para o desenvolvimento de comportamentos problemáticos como o Transtorno de Jogo (Gaming Disorder). Também compõem a equipe os alunos de graduação do SMD Alairton Sousa Junior, Luiz Santos Filho, Levi Ribeiro, Amanda Coelho, Vitória Santos e a professora Georgia Pereira.
A pesquisa é um dos resultados do projeto “Bem-Estar Digital: Uma Abordagem para Reduzir o Risco de Dependência Tecnológica”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Edital Universal (processo nº 404559/2023-9). A apresentação do jogo ocorrerá durante a conferência, que será realizada entre os dias 12 e 15 de outubro de 2025, em Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A equipe concorre aos prêmios de Most Polished Gameplay (Jogabilidade Mais Refinada), Best Innovation (Melhor Inovação), Social and Cultural Impact (Impacto Social e Cultural) e The Audience Award (Prêmio do Público). Os vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento.
No jogo “The Good Dev”, o usuário assume o papel de um desenvolvedor que precisa tomar decisões de design. Cada escolha afeta o bem-estar de uma base de jogadores virtuais e a reputação do desenvolvedor. A experiência é fundamentada na Teoria da Autodeterminação (SDT) e possui sete finais diferentes, com o objetivo de capacitar jogadores a identificarem mecânicas manipuladoras e incentivar desenvolvedores a considerarem as consequências éticas de seu trabalho.
Equipe do Projeto: Professoras Ticianne Darin (MDCC e SMD/UFC) e Georgia Pereira (SMD/UFC), aluna de doutorado Nayana Carneiro (MDCC/UFC) e alunos de graduação Alairton Sousa Junior, Luiz Santos Filho, Levi Ribeiro, Amanda Coelho e Vitória Santos, do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD/UFC).
Aluna de doutorado Nayana Carneiro e Profa. Ticianne Darin, do MDCC.
Vídeo demonstrativo do jogo: