Defesa de Dissertação: Gabriela Nayara Duarte Oliveira Damazio
Data da publicação: 23 de agosto de 2024 Categoria: Defesas de Dissertação, NotíciasTítulo: Gamificação na Preparação para o ENADE: O uso da Plataforma Questione
Data: 30/08/2024
Horário: 10h00
Local: Google Meet (https://meet.google.com/xvd-hqyw-gmc)
Resumo:
Os indicadores de desempenho, como as avaliações externas, permitem promover discussões e reflexões relacionadas à infraestrutura e à qualidade do ensino oferecido pelas instituições. Na educação superior, um dos métodos responsáveis por acompanhar o rendimento dos estudantes concluintes é o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Ele busca avaliar as competências que devem fazer parte do perfil do egresso. Com isso, garantir um bom desempenho é essencial para indicar a qualidade do ensino oferecido. Nesse contexto, por acreditar que a gamificação tem a capacidade de motivar e engajar indivíduos na realização de determinadas atividades e com o objetivo de contribuir para a preparação dos alunos em competências referentes aos Cursos Superiores da Área de Computação para a realização desse exame, este estudo apresenta uma proposta de gamificação implementada em uma ferramenta de preparação para o Enade, chamada Questione. Essa ferramenta dispõe de um banco de questões que foram aplicadas ou seguem a mesma estrutura das questões das edições anteriores do exame. A proposta de gamificação implementada é caracterizada por diferentes elementos, divididos entre dinâmicas, mecânicas e componentes. Os elementos referentes às dinâmicas utilizados são: narrativa, progressão, restrições e emoções. Já as mecânicas utilizadas são: feedback, aquisição de recursos, recompensas, competição, desafios e transações. Por fim, os elementos correspondentes aos componentes são: pontos, rankings, emblemas, missões, economia virtual, bens virtuais e aversão à perda. O propósito da utilização de todos esses elementos foi propor uma ferramenta que contribua para a experiência geral de gamificação. Para isso, utilizou-se uma metodologia dividida em cinco passos, incluindo dois estudos de caso que buscaram tanto avaliar a ferramenta, utilizando um questionário baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) para a análise de dados, quanto avaliar a motivação dos alunos em relação à utilização da ferramenta, utilizando um questionário baseado no Inventário de Motivação Intrínseca (IMI) para a análise de dados.
Banca examinadora:
- Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (MDCC/UFC – Orientador)
- Prof.ª Dr.ª Valéria Lelli Leitão Dantas (MDCC/UFC)
- Prof. Dr. Yuri Almeida Lacerda (IFCE/Crato)
- Prof. Ms. Pedro Luís Saraiva Barbosa (IFCE/Cedro)