Aluno de mestrado Caio Nunes e professora Ticianne Darin são premiados no evento IHC 2024

Data da publicação: 14 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

O aluno de mestrado Caio Eduardo Pereira Nunes e sua orientadora, a professora Ticianne de Góis Ribeiro Darin, receberam o prêmio de Best Paper na Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes do XXIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC’24).

O IHC é o principal evento científico da área de Interação Humano-computador na América Latina e sua trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes está consolidada como um espaço para a apresentação de pesquisas inéditas e promissoras nessa área. O trabalho teve ainda a coautoria de Isabelle Reinbold e Mariana Castro, alunas do curso de graduação em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC.

O artigo, intitulado “Thunder: A Design Process to Build Emotionally Engaging Music Visualizations”, propõe um processo de design para a criação de visualizações musicais que priorizam a comunicação emocional da música. As visualizações musicais são representações gráficas de elementos musicais como ritmo, melodia e harmonia, e este trabalho aborda a lacuna existente na integração intencional dessas visualizações com narrativas emocionais específicas em mídias digitais. O processo de design denominado Thunder é composto por quatro fases iterativas: conceitualização, prototipagem, implementação e avaliação. O processo foi aplicado na criação de duas visualizações musicais da canção “The Sixth Station”, composta por Joe Hisaishi. Os resultados mostraram que as visualizações resultantes comunicaram com eficácia as emoções negativas projetadas, como “tristeza” e “solidão”, e foram bem recebidas pelo público.