Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol

Alunos e Professores do MDCC são premiados nos eventos SBGames 2024 e IFIP ICEC 2024

Data da publicação: 8 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

Nos eventos XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024) e 23rd IFIP International Conference on Entertainment Computing (IFIP ICEC 2024), ocorridos na cidade de Manaus-AM na última semana (30/09 a 03/10), alunos e professores do MDCC foram contemplados com diversas premiações – um reconhecimento pela excelência dos trabalhos acadêmicos produzidos no programa.

No SBGames 2024, o trabalho Using Curriculum to Train Multisensory Foraging DRL Agents, de autoria do aluno de mestrado Rômulo Freire Férrer Filho recebeu Best Paper Award, sendo premiado como Terceiro Melhor Artigo na categoria “Artigo Completo”. O trabalho propõe uma estratégia para desenvolver agentes que efetivamente usem sensores auditivos para cenários de jogos e similares. A estratégia usa aprendizado por reforço profundo e os resultados indicaram que os agentes que usam a estratégia podem lidar com mais tarefas do que os que usam só a visão. O trabalho teve a coautoria do aluno Halisson Rodrigo Fernandes Rodrigues (doutorado), dos professores Joaquim Bento Cavalcante Neto, Creto Augusto Vidal e Yuri Lenon Barbosa Nogueira, bem como dos egressos Alexandre Magno Monteiro Santos (mestrado) e Paulo Bruno de Sousa Serafim (mestrado). No mesmo evento, o professor Joaquim Bento Cavalcante Neto também foi agraciado com o prêmio de melhor revisor.

Também no SBGames 2024, o aluno de doutorado Bruno Correia da Silva ganhou uma Menção Honrosa na categoria “Artigos Completos” na Trilha de Design pelo artigo Identifying patterns and affordances in location-based games: the practices of Niantic. Trata-se de pesquisa na área de Procedural Content Generation para jogos baseados em localização. O professor Windson Viana de Carvalho, orientador do aluno, também foi premiado como coautor do trabalho.

Já no evento 23rd IFIP International Conference on Entertainment Computing (IFIP ICEC 2024), o aluno de mestrado José Martônio Lopes de Moraes Júnior ganhou o Best Paper Award da WIP (Work in Progress) Session pelo artigo Enhancing Orientation and Mobility Skills for Persons with Visual Impairments through VR Games: Introducing the EdKit Unity Package. Trata-se de trabalho na área de Virtual Reality para pessoas cegas, que é fruto de um projeto CNPQ/Universal coordenado pelo Prof. Windson Viana de Carvalho, juntamente com equipe do CEFET/RJ. O trabalho teve como coautores, além do professor Windson Viana de Carvalho, o aluno Bruno Correia da Silva (doutorado) e o egresso Agebson Rocha Façanha (doutorado).

Parabenizamos aos alunos, professores e egressos do MDCC pelos artigos premiados nos eventos SBGames 2024 e IFIP ICEC 2024!