Defesa de Dissertação: Maria Elanne Mendes Rodrigues
Data da publicação: 23 de agosto de 2024 Categoria: Defesas de Dissertação, NotíciasTítulo: GamIES: Um framework para Gamificação de Sala de Aula Invertida em Engenharia de Software
Data: 30/08/2024
Horário: 14h00
Local: Google Meet (meet.google.com/vpv-niix-csp)
Resumo:
As metodologias ativas têm sido cada vez mais exploradas no ensino de Engenharia de Software (ES) com o propósito de tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes. Dentre essas metodologias, destaca-se o uso da Sala de Aula Invertida (SAI), na qual os estudantes assumem a responsabilidade pelo estudo teórico, enquanto a aula presencial é voltada para a solução de dúvidas e a aplicação prática dos conceitos estudados. Outra estratégia amplamente utilizada em contextos educacionais é a Gamificação, que emprega elementos de jogos, como narrativa, desafios, rankings e prêmios, para promover um maior engajamento dos estudantes. A incorporação da Gamificação no contexto da Sala de Aula Invertida pode aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos nos estudos teóricos propostos pela SAI. Diante desse contexto, esta pesquisa de mestrado propõe o GamIES, um framework que visa combinar a metodologia da Sala de Aula Invertida com técnicas de Gamificação no ensino de Engenharia de Software. O principal objetivo do framework é proporcionar meios para tornar o processo de aprendizagem de ES mais lúdico e, ao mesmo tempo, promover o engajamento dos estudantes durante todas as fases da metodologia SAI. Para investigar o problema, foram realizados estudos exploratórios nas disciplinas de Engenharia de Software e Qualidade de Software, com foco na implementação das metodologias e na coleta de feedback dos estudantes sobre suas experiências. Com base nessas investigações, foi desenvolvido o framework GamIES. A avaliação do framework foi conduzida por meio de entrevistas com professores e da aplicação do questionário TAM (Technology Acceptance Model) para medir a aceitabilidade da tecnologia. Os resultados obtidos demonstraram que a combinação da SAI com a Gamificação pode ser uma abordagem promissora para tornar as aulas de Engenharia de Software mais atraentes e envolventes para os estudantes. Como trabalhos futuros, planeja-se fornecer um repositório com materiais de apoio para a adoção do framework e expandir sua aplicação para outras disciplinas de Engenharia de Software.
Banca examinadora:
- Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (MDCC/UFC – Orientador)
- Prof.ª Dr.ª Anna Beatriz dos Santos Marques (UFC – Coorientadora)
- Prof. Dr. Lincoln Souza Rocha (MDCC/UFC)
- Prof.ª Dr.ª Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos (UFC)
- Prof. Dr. Nécio de Lima Veras (IFCE)