Defesa de Proposta de Tese: Éder Jacques Porfírio Farias
Data da publicação: 30 de junho de 2025 Categoria: Notícias, Proposta de TeseTítulo: AutoEval-CT: Um artefato de avaliação automatizada do pensamento computacional
Data: 07/07/2025
Horário: 09h
Local: Google Meet (https://meet.google.com/nda-oosz-pgh)
Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta de tese de doutorado cujo objetivo principal é o desenvolvimento e a avaliação de um artefato computacional para auxiliar professores do Ensino Médio na avaliação da aprendizagem do PC (Pensamento Computacional). O ensino e a avaliação do PC tornaram-se aspectos fundamentais na educação contemporânea, especialmente devido à sua inclusão na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). No entanto, a avaliação dessa competência ainda apresenta desafios significativos, especialmente pela falta de ferramentas automatizadas que permitam um processo eficiente e sistemático. Para enfrentar esse problema, propõe-se o desenvolvimento do AutoEval-CT ((Automatic Evaluation For Computational Thinking), um artefato que analisa automaticamente códigos de programação produzidos por estudantes, identificando evidências de PC nas dimensões de abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico. O artefato emprega modelos de LLM (Large Language Model) para realizar essa análise e gerar relatórios detalhados que auxiliam os professores no processo avaliativo. A validação da ferramenta seguirá os princípios do DSR (Design Science Research) e será conduzida em múltiplas etapas, incluindo testes com especialistas, comparação entre avaliações humanas e automatizadas, análises de diferentes modelos de LLM e um estudo de caso em uma turma do Ensino Médio. A hipótese central desta pesquisa é que a adoção do artefato melhora a precisão, eficiência e acessibilidade do processo de avaliação do PC, comparado aos métodos tradicionais. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para a Educação em Computação, proporcionando uma solução inovadora e escalável para a avaliação do PC, além de oferecer evidências empíricas para futuras políticas educacionais e desenvolvimento de novas metodologias de ensino.
Banca examinadora:
- Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (MDCC/UFC) – Orientador
- Prof.ª Dr.ª Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza (UFC) – Coorientadora
- Prof. Dr. Alysson Diniz dos Santos (UFC) – Coorientador
- Prof. Dr. Roberto Pereira (UFPR)
- Prof. Dr. Joaquim Bento Cavalcante Neto (MDCC/UFC)