Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação

Área do conteúdo

Defesa de Tese: Éder Jacques Porfírio Farias

Data da publicação: 20 de agosto de 2025 Categoria: Defesas de Tese, Notícias

Título: AutoEval-CT: um artefato de avaliação automatizada do pensamento computacional

Data: 27/08/2025
Horário: 09h
Local: Google Meet (meet.google.com/ndj-jpci-jrw)

 

Resumo:

Este trabalho apresenta uma tese de doutorado cujo objetivo é o desenvolvimento e a análise de uma proposta e de um artefato destinados a auxiliar professores do Ensino Médio na avaliação da aprendizagem do Pensamento Computacional (PC). O ensino e a avaliação do PC tornaram-se aspectos fundamentais na educação contemporânea, especialmente após sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entretanto, a avaliação dessa competência ainda enfrenta desafios significativos, sobretudo pela escassez de propostas e ferramentas que possibilitem um processo eficiente e sistemático. Para enfrentar esse problema, propõe-se o desenvolvimento e a avaliação do AutoEval-CT, um artefato capaz de analisar automaticamente códigos de programação produzidos por estudantes, identificando evidências de PC nas habilidades de abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico. O artefato emprega modelos de Large Language Model (LLM) para realizar essa análise e gerar relatórios detalhados que apoiam os professores no processo avaliativo. A avaliação da ferramenta foi conduzida segundo os princípios do Design Science Research (DSR), em múltiplas etapas, incluindo testes com especialistas, comparações entre avaliações humanas e automatizadas, análises de diferentes modelos de LLM e um experimento controlado com uma turma do Ensino Médio. A hipótese central desta pesquisa é que a adoção de um artefato de avaliação baseado na análise de códigos de programação oferece suporte efetivo aos professores e promove avanços no processo de avaliação do PC em alunos do Ensino Médio. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam no suporte aos professores do Ensino Médio, ao fornecer uma solução inovadora para a avaliação do PC, além de oferecer evidências empíricas para o desenvolvimento de novas pesquisas.

Banca examinadora:

  • Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (MDCC/UFC) – Orientador
  • Prof.ª Dr.ª Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza (UFC) – Coorientadora
  • Prof. Dr. Alysson Diniz dos Santos (UFC) – Coorientador
  • Prof. Dr. Joaquim Bento Cavalcante Neto (MDCC/UFC)
  • Prof. Dr. Roberto Pereira (UFPR)

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo