Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Defesa de Tese: Filipe Fernandes dos Santos Brasil de Matos

Data de publicação: 12 de julho de 2024. Categoria: Defesas de Tese, Notícias

Título: Uma arquitetura baseada em Dew Computing e em processamento Multi-Linguagem para melhoria do desempenho computacional de aplicações móveis

Data: 19/07/2024
Horário: 09h00
Local: Remoto

Resumo:

Baixa capacidade de processamento e energia limitada são restrições comuns enfrentadas pela maioria dos dispositivos móveis. Diversos pesquisadores indicam o offloading computacional para atacar tais problemas. Nesta técnica, dispositivos com baixo poder computacional transferem tarefas para serem executadas em máquinas com maior capacidade de processamento, poupando tempo e recursos computacionais. Entretanto, pesquisas anteriores mostraram que a latência da rede e a adoção de linguagens de programação ineficientes são fatores limitantes ao desempenho do offloading computacional. Tais desafios motivam o desenvolvimento de soluções que simplifiquem a adoção e explorem os benefícios de aplicar a abordagem multi-linguagem no processamento de tarefas nos dispositivos móveis. Nesse contexto, este trabalho apresenta a DADOS (Dew Architecture for Distribution of Offloading Servers), uma arquitetura baseada em Computação em Orvalho (Dew Computing) que replica processos servidores de offloading (programados com linguagens diferentes daquela usada no aplicativo móvel) de máquinas remotas para smartphones Android, com o objetivo principal de reduzir os efeitos da rede, enquanto melhora o desempenho computacional e energético dos aplicativos móveis. Foram conduzidos experimentos, utilizando dispositivos reais, para validar a versão inicial da arquitetura e avaliar o impacto da abordagem oferecida por ela na computação de tarefas. Em geral, os resultados foram promissores para a abordagem Dew, demonstrando sua superioridade sobre o processamento local no aplicativo cliente em termos de tempo de resposta e consumo de energia. Além disso, a abordagem também mostrou capacidade de superar o processamento remoto em termos de consumo de rede e tempo de resposta, dependendo das condições da rede e da quantidade de dados a serem transmitidos durante o offloading computacional.

Banca examinadora:

• Prof. Dr. Fernando Antonio Mota Trinta (MDCC/UFC – Orientador)
  • Prof. Dr. Paulo Antônio Leal Rego (MDCC/UFC – Coorientador)
  • Prof. Dr. José Neuman de Souza (MDCC/UFC)
  • Prof. Dr. Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)
  • Prof. Dr. Fernando José Castor de Lima Filho (University of Twente)