Relato sobre o LVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2024), realizado em Fortaleza/CE, com apoio do MDCC
Data da publicação: 8 de janeiro de 2025 Categoria: NotíciasO LVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional foi realizado em Fortaleza, Ceará, de 04 a 07 de novembro de 2024 de forma presencial, nas instalações do Hotel Oásis Atlântico, situado à Avenida Beira Mar. O evento foi realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve apoio institucional da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O SBPO em sua 56ª edição teve como tema oficial “Energias Renováveis, Cidades Inteligentes, Agricultura e Indústria 4.0”.
O Simpósio teve 740 inscritos de todas as regiões do país e de países como Chile, Colômbia, Portugal e França. Desse total, o percentual de estudantes foi de 60% e, de profissionais, 40%. A participação estudantil foi expressiva, representando todas as regiões do país, com algumas caravanas – algo raro no período pós-pandemia. O percentual de homens foi de 71%, enquanto o de mulheres atingiu a expressiva marca de 29%. O evento contou com 100 sessões técnicas orais regulares em 26 eixos temáticos da área de Pesquisa Operacional, sessões de pôsteres, além de sessões especiais em quatro eixos temáticos de interesse, 4 sessões de premiação (Melhor Tese, Melhor Dissertação, Prêmio de Iniciação Científica e Prêmio Roberto Diéguez Galvão e, por fim, 4 Minicursos). O Prêmio Fellow SOBRAPO 2024 agraciou dois grandes nomes da área, os professores Celso Ribeiro (UFF) e Reinaldo Castro da PUC-RJ. Em especial, o evento contou com 8 palestras plenárias de altíssimo nível de convidados de renome nacional e internacional. Para auxiliar nas atividades da logística do evento, a comissão organizadora local contou com 21 alunos de graduação e pós-graduação da UFC e UECE no Staff, todos com inscrição grátis, além de 18 colegas docentes da UFC, UECE e UNIFOR.
A programação do evento foi muito intensa pelo recorde de aproximadamente 800 trabalhos submetidos e de participantes presencialmente, muitos com familiares e crianças pequenas. Os trabalhos de apresentações orais se estenderam nos três primeiros dias das oito horas da manhã até vinte e uma horas da noite, sempre com forte adesão do público presente. No último dia, as sessões técnicas encerraram-se às 16 horas com u última palestra plenária proferida pelo colega Daniel Cajueiro da UnB. A abertura oficial aconteceu no final do primeiro dia, em 4 de novembro, às 17 horas, com uma palestra inaugural proferida pelo colega Carlile Lavor da UNICAMP, seguida por uma breve recepção de boas-vindas no Clube Náutico Atlético Cearense, privilegiando um dos grandes ícones da arquitetura, história e cultura da cidade de Fortaleza. Algumas atividades, como minicursos e sessões técnicas começaram antes da cerimônia de abertura, garantindo espaço para todos os trabalhos. Participaram da solenidade de abertura autoridades como a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profa. Regina Célia Monteiro de Paula, o Diretor do Centro de Ciências da UFC, Prof. Wandemberg Paiva Ferreira, a presidente da SOBRAPO, Profa. Caroline Miranda Mota da UFPE, o presidente do comitê científico do SBPO, Prof. Cleber Rocco da UNICAMP e o presidente do comitê organizador local, Prof. Rafael Andrade da UFC. Tivemos um total de 541 artigos completos apresentados, publicados digitalmente nos anais do evento todos com DOI e Qualis A4 na CAPES, além de 73 resumos estendidos e 125 pôsteres. O evento contou com apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq, FUNCAP, FAPESP) e de alguns patrocinadores (Marinha do Brasil, Casnav, Grupo Alvoar, Bauducco, ISEL (França)). O grupo cearense de lácteos Alvoar lançou um desafio (Preço Mínimo do Leite) e premiou as duas melhores propostas para o problema da empresa. Outro destaque do evento foi a iniciativa do Espaço Kids para proporcionar uma maior participação principalmente de mulheres mães no evento. A ação proporcionou uma experiência agradável para os pequenos participantes enquanto papais e mamães apresentavam seus trabalhos.
Por fim, tivemos um jantar de encerramento do evento, realizado no último dia. Contou com uma adesão recorde de 350 participantes e foi um momento muito especial. Além da tradicional entrega de premiações, que todos aguardavam ansiosamente, o evento contou com muita música, encerrando o SBPO com sucesso, brilho, alegria e celebração.
Mais informações e anais do evento podem ser consultadas em:
https://sbpo2024.galoa.com.br/
Fonte: Prof. Dr. Rafael Castro de Andrade – rca.ufc@gmail.com