Brasão da Universidade Federal do Ceará

Defesa de Proposta de Dissertação: Bruna Neves de Oliveira

Data da publicação: 2 de agosto de 2024 Categoria: Notícias, Proposta de Dissertação

Título: Metodologia para Avaliação com usuários de ferramenta de visualização de redes multivariadas

Data: 08/08/2024
Local: Google Meet

Resumo:

Com a promessa de uma melhor tomada de decisão, as ferramentas de visualização de dados oferecem uma nova maneira de compreender o mundo. No entanto, fatores da experiência humana e a apresentação dos dados influenciam o desempenho dentro de um sistema de visualização. A visualização de redes multivariadas, por exemplo, é utilizada em diversas áreas, mas as pesquisas existentes de avaliação, até agora, têm focado principalmente na eficiência e eficácia de tarefas relacionadas à topologia da rede, e não na experiência do usuário. Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para avaliação com usuários de ferramentas de visualização de redes multivariadas. O método proposto tem como principais aspectos: participantes reais, visualização real com dados reais, tarefas de análise de rede baseadas em taxonomia e domínio, tarefas de interação e observação de uso, buscando não apenas avaliar a visualização de dados, mas todos recursos interativos da ferramenta. A metodologia proposta foi usada para avaliar uma ferramenta Web na área de patologia computacional. Os resultados indicam que a metodologia foi proveitosa para a descoberta de problemas de interação, identificação das expectativas dos usuários e inclusão de novas funcionalidades na ferramenta. As lições aprendidas durante o processo também são discutidas para melhorias em futuras aplicações da metodologia.

Banca examinadora:

• Prof.ª Dr.ª Emanuele Marques Rodrigues Santos (MDCC/UFC – Orientadora)
  • Prof. Dr. Fernando Antonio Mota Trinta (MDCC/UFC – Coorientador)
  • Prof.ª Dr.ª Ingrid Teixeira Monteiro (UFC)

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação