Prof. Dr. José Antônio Fernandes de Macêdo

É professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará e Cientista-Chefe do Governo do Ceará desde 2018. É coordenador do Laboratório de Ciência de Dados (InsightLab) da UFC e do Laboratório ÍRIS de Inovação e Dados da Casa Civil do Governo do Ceará. Foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação do Departamento de Computação no período de 2017 a 2019. Concluiu mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nos anos de 2001 e 2005, respectivamente. Durante o doutorado passou 8 meses pesquisando na TELECOM Bretagne – École Nationale Supérieure des Télécommunications Bretagne na Franca e em seguida 10 meses na École Polytechnique Fédéral de Lausanne (EPFL). Realizou seu pós-doutorado na EPFL no período de 2006-2009 O foco de sua pesquisa é processamento de dados em larga escala em nuvens computacionais. Possui ainda um especial interesse no desenvolvimento de algoritmos de mineração de dados e aprendizagem de máquinas para processamento de grandes volumes de dados (Big Data). Possui mais de 100 artigos publicados em conferências e periódicos qualificados, com mais de 3500 citações no Google Scholar.

E-mail: jose.macedo@dc.ufc.br
Linha de Pesquisa: Teoria da Computação – Lógica e Inteligência Artificial