Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Prof.ª Dr.ª Ticianne de Gois Ribeiro Darin

É professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Possui graduação em Telemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Em 2018, recebeu o título de doutora pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidad de Chile (Santiago, Chile). Desde 2007, vem fazendo parte de projetos de pesquisa e desenvolvimento, ligados a institutos de pesquisa e à indústria de desenvolvimento de software. Desde 2015, vem atuando em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em User eXperience (UX) e Engenharia de Software, com fomento da Funcap, Capes, CNPq e indústria de software. Desde 2018, seu foco de projetos de pesquisa tem se concentrado no design e avaliação da UX e da experiência do jogador com ênfase na eudaimonia, engajamento do usuário, motivação e bem-estar, além da qualidade da interação em sistemas interativos em diferentes domínios. Recebeu prêmios e indicações de melhor trabalho em eventos científicos internacionais e nacionais na área de IHC e Jogos Digitais. Participa de comitês de programa de conferências nacionais e internacionais e é revisora de periódicos nacionais e internacionais, como IJHCS, IJHCI e Multimedia Tools and Applications. Tem organizado trilhas no Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), tendo atuado como Coordenadora Geral do IHC 2021 e como Coordenadora de Programa do IHC 2022. É membro do comitê diretor da Comissão Especial de IHC da Sociedade Brasileira de Computação (CEIHC). Foi editora convidada de uma Special Issue sobre interação e pesquisa em jogos no Journal on Interactive Systems (SBC) e é membro do conselho editorial da Frontiers in Neuroinformatics. É membro do painel internacional para o Design Challenge do World Usability Day (WUD), promovido em parceria com a IFIP, SIGCHI e outras organizações. É pesquisadora afiliada ao GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas) e coordenadora da Célula de Design e Multimídia, que desenvolve trabalhos em sua área de pesquisa.

E-mail: ticianne@virtual.ufc.br
Linha de Pesquisa: Sistemas de Informação – Engenharia de Software