Tese de Felipe Timbó Brito, sob orientação do Prof. Javam de Castro Machado, recebe Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2024

Data da publicação: 17 de setembro de 2024 Categoria: Notícias

A tese de Felipe Timbó Brito, sob orientação do Prof. Javam de Castro Machado, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2024. A tese, intitulada Differentially private release of count-weighted graphs (Compartilhamento diferencialmente privado de grafos ponderados por contagem), tem como objetivo desenvolver novas formas de proteger informações sensíveis ao compartilhar dados complexos, principalmente aqueles modelados como grafos ponderados, utilizando uma técnica chamada privacidade diferencial. O trabalho propõe métodos inovadores para adicionar pequenos “ruídos” ou alterações aos dados antes de serem compartilhados, garantindo que informações privadas das pessoas não possam ser reveladas. Essa abordagem permite que os dados sejam usados para análises e estudos sem comprometer a privacidade dos indivíduos, sendo especialmente útil em áreas como marketing e publicidade, análise de pessoas influentes, detecção de fake news, entre outras.

A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de Computação, especificamente no Laboratório de Sistemas e Banco de Dados (LSBD), sob orientação do Prof. Javam Machado. O aluno também desenvolveu parte da tese na AT&T Labs, em Nova Iorque (Estados Unidos), em parceria com o pesquisador Divesh Srivastava, no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES.

O conhecimento gerado durante a pesquisa de doutorado foi publicado em diversos eventos de alto nível na comunidade científica, como o ACM SIGMOD/PODS (International Conference on Management of Data) e o VLDB (International Conference on Very Large Data Bases). Além disso, o conhecimento e a expertise adquiridos durante o doutorado foram compartilhados em duas importantes conferências nacionais: o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD); e em uma renomada conferência internacional: o EDBT (International Conference on Extending Database Technology). De acordo com o Google Scholar, as 12 (doze) publicações resultantes desta tese já acumularam mais de 90 citações até o momento.

Destaca-se que recentemente a tese já havia vencido o Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD) do 39º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2024).

Parabéns ao doutor Felipe Timbó Brito e ao professor Javam de Castro Machado pela mais que merecida premiação!